Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Uma historia triste, era uma vez uma cidade chamada Dichato

Uma oportundade de cumprir nossa responsabilidade como cristao, mais que levar comida e roupa a uem nao tem nada mais, levar carinho e uma energia para motivar a continuar a seguindo adiante com a vida, porque Deus nos ama, e isso temos que recordar sempre.

É muito forte as imagens que temos de Dichato, a pequena joia de Tomé simplesmente desapareceu em meio ao caos instalado por escombros de destruicao.

O pouco que nao foi destruido pelas ondas do tsunami, foram danificadas pelo terremoto


O que antes era um lugar turistico pequeno com potencial de atrair investimentos internacionais devido a sua localizacao, agora depois de 20 dias do terrivel terremoto e tsunames, se ve uma cidade deserta, uma cidade devastada pelo terror de conviver até hoje com as replicas deste tempo que nao passa rapido e traz a recoradacao da monstruosidade que ocorreu naquela noite tao tenebrosa.
Muita gente morreu, cidades foram devastadas nao pelo terremoto, ou pelo tsunami, mas por pessoas desesperadas, mau intensionadas que sairam a saquear, destruir com maldade bens que nao les pertencia.
Dichato nunca mais sera a mesma, nao como foi antes, as pessoas mesmo em meio aos encombros nao querem abandonar suas ruinas, sao areas sagradas, mesmo devastadas pois para a maioria de condicoes financeiras muito precarias, era tudo que tinham, a vila del rei, um bairro de Dichato, desaparedeu, esta debaixo da agua, nao se pode andar com os vidos do carro abertos quando circula por Dichato, porque o olor de putrefacao é insupotaval, naquela noite de terror, a maioria dos barcos que estavam ancorados na bahia, estavam cheios de peixes, tendo em vista que era temporada de pesca, e todos estes peixes ficaram espalhados em meio aos escombros de uma cidade destruida.

Falta de tudo, as pessoas que nao abandonarao a cidade moram em cabanas improvisadas nos lugares mais altos da cidade, a comida que chega é o que se tem para comer, antes somente poderia circular pela ruas de 12:00 da manha até 6:00 da tarde, agora esta mais calmo as coisas, e o toque de recolher é de 11:00 até 6:00 da manha.

Nao existe mais nenhum comercio na cidade, as dezenas de restauramtes muito conhecidos da cidade nao existem mais, o pior nao e o que aconteceu agora, e a incerteza do futuro, o que essas pessoas vao fazer para sobreviver? porque nao possuem mais barco para pescar, nao possuem mais nada.
A unica esperanca é que nao sejam esquecidos, e que essa ajuda que chega diariamente, nao pare pelos proximos 6 meses, no mímimo, porque somente assim terao oportunidade de reconstruir, e se tiverem muita sorte em 7 anos ter de volta uma vida digna.
Muitas dessas casas, foram arrazadas com familias inteiras dentro, porque houve erro de informacao por parte das autoridades competentes, analize, se acontece um desastre natural, o que vai ser de voce? Voce e sua casa estao preparados para isso?




segunda-feira, 1 de março de 2010

Meus Relatos do Terremoto no Chile


Hoje as coisas nao melhoraram tanto, é terrivel escutar pelo radio os relatos que estao occorendo nos estados de Bio Bio e Maullen no sul centro sul do Chile, sao estados de desordem publica total.


O segundo e terrivel fato que jamais vou esquecer na minha vida que aconteceu aqui no CHILE FOI ESSE TERRIVEL TERREMOTO QUE ACONTECEU por esses dias, foi de magnitude de 8;8 na escala Richter, o quinto maior en toda história da humanidade que temos conhecimento registrado.


Aconteceu a 45 km de profundidade abaixo da linha da superfície, se estise ocorrido pouco mais acima, com certeza centenas de milhares de pessoas teriam morrido com o desastre. O epicentro do terremoto foi em toda regiao centro sul do CHILE, nos estados de Valparaíso com capital a cidade de Valparaíso (onde vivo), Santiago (capital do Chile regiao metropolitana), Libertador Bernardo O¨Higgins com capital Rancagua, estado de Maullen con capital Talca , Bio bio com capital a cida de de Concepción o e Araucania con capital Temuco.


Estes estados e suas capitais formam a regiao mais populada do Chile, e o epicentro de tudo foi a regiao de Bio Bio e Maulen. esses estados foram profundamente afetados pelo terremoto, mas dentre eles o mais o pior foi Bio Bio, e sua capital alem das imediaçoes. uma regiao com forte desnidade populacional. que sofre até hoje com as replicas do terremoto, causando perdidas bilionarias, pois sua infra estrutura esta comprometida. A maioria dos edificios sofreram danos irreparáveis, será nescesario un esforço humano imenso para reconstruir tudo que foi perdido con esta tragédia ocorrida com o terremoto.


A maioria das mortes que ocorreram nao foram diretamente ligadas aos tremores nas grandes cidades, mas estavam nas cidades costeiras de todo Chile, que foram atingidas por 3 grandes Tsunames principalemte na Costa de Bio Bio e Maulen.


Tsunami con ondas de até 20 metros de altura que afetaram também todas as ilhas da costa do Chile, sao lugares isolados que nao tem o minimo de comunicaçao com o continente. Estávamos em Fevereiro em umas destas ilhas trabalhando, e sempre sao muito isoladas do paíz.


Muitas pessoas morreram pelo tsunami, mas se salvaram milhares de pessoas, porque a policia chilena se mobilizou por toda costa avisando sobre a posibilidade de ocorrer o Tsunami. e assim a tragédia foi evitada, os maiores tsunames aconteceram após o terremoto, foram um total de 3 que ocorreram ao longo da noite, aproximadamente entre 3:40hrs a 6:00hrs da manha.


A maioria das pessoas já tinham alcançado chegar em lugares altos (morros), que geralmente tem pela costa do CHILE, neses locais se refugiaram com suas familias, se nao existisse este aviso con certeza as mortes superariam as 100.000 pessoas.


A sensaçao de estar vivendo um terremoto á algo muito terreivel, no momento estava dormindo, eram 3:30hrs da madrugada de sexta para sabado, dia 27 de Fevereiro de 2010, fui acordado por minha esposa Monica, que me disse que algo estava acontecendo,acordei e contatei que o piso da casa onde estavamos tremia, era pouco mas estava com os móveis todos tremendo também, mesmo o guarda roupa pesado tremia., alarmes de carros e casas começaram a ser ligados por todos os ladosm cachoros latiam, cheguei até a janela do quarto que é no segundo piso de uma casa, e neste momento começou um barulho ensurdecedor, e desde este momento as coisas começarama tremer violentamente.


O chao aprecia feito de borracha, nao podai continuar de pé sem estar segurando com as maos algo, me asustei por tudo aquilo que ocorria, me asegurei que minha esposa estivesse bem, apesar de um grito forte e medo, ela estava proxima a porta. por aproximadamente 3 minutos aquele barulho ensurdecedor de tudo se movimentando permaneceu, se escutavam gritosde desespero de vizinhos. Também estavam desesperados pelo que estavama contecendo.


Durante o tremor acabou a energia, toda cidade se escureceu, estamos morando em uma casa que fica na parte de baixo de um morro, e depois, durante o dia se percebeu que uma porçao de casas foram destruidas completamente. Recebemos ligaçoes de varias pessoas perguntando se tudo estava bem, e depois acabou, energia, agua, telefone e internet.


Algusn vizinhos saiam con seus carros disparados, creio que algumas pessoas tiveram que ser socorridas ao hospital. A casa onde moramos, tem uma boa edificaçao, sofreu pequenos danos e alguns vidros quebrados.


Graças a Deus tivemos uma proteçao especial, mesmo em meio a tudo que acontecia, eu nao perdi nada a Deus, somente agradecia, agradecia por estar vivo.


Durante toda noite se sentia as replicas do terremoto que chegavam até a 5 graus centígrafos na escala Richter, que nos assutava muito.


Pela manha escutando o radio verificavamos que o caos estava generalizado por todas os estados afetados, tinha sido muito forte, fomos a igreja e vimos que os danos foram poucos se comparados com outros lugares, o telhado foi danficado em parte, cairam parte do teto da igreja, no escritorio as livros estavam lançados ao chao, computador, livros, copos quebrados, prateleiras de madeira que ocupavam toda parede se movimentou por mais de um metro, um caos a se ver com os olhos, mas era pouco se comparado com as noticias.


Por todo percurso que fizemos da casa até onde esta a igreja no centro de Valparaíso, pudemos observar pelo caminho o rastro trágico da destruiçaom principalemnte nos predios mais antigos que é en grande quantidade no centro de Valparaíso.


Pelas ruas entulho de construçao, todo tipo de elementos de construçao en escombros, por bençao de Deus n o quarteirao da igreja havia eletricidade, agua e einternet. creio que pela proximidade ao CONGRESSO NACIONAL DO chile, e assim pude chaamr a minha familia no BRASIL, QUE ESTAVA DESESPERADA POR INFORMAÇAO.


Depois fomos ao supermercado e usei todo recurso financeiro que tinha para comprar pao, agua e outros produtos de emergencia, o supermercado estava lotado de pessoas. Fim de mes é uma época em que as pessoas recebem seus salarios e podem fazer compras. Essa tragédia é agravada por este fato, as pessoas nao tem dinheiro e tinah suas casas com pouca comida.


Pior é que na regiao de Bio Bio, principalemte na cidade de Concepción nao tem como fazer compra em supermercados, nao existe eletricidade, nao tem como fazer compras de combustível, esta tudo um verdadeiro caos.


É IMPORTANTE CONHECER QUE TUDO QUE SE VÉ pela elevisao, é somente uma pequena parte da realidade, chega ser insignificante do que realmete está ocorrendo.


Existe mais de 1000 mortos, é o que se escuta por diversos meios de comunicaçao, só em uma cidade houve mais de 350 mortos pelo terremoto e o tsunami.


Nos estados de Maulen e Bio Bio, o exercito assumiu o controle, estao en Estado de Execçao, generais do exercito Chileno assumem o comando para estabelecer a orden pública nestes estados.


Existe principalmente saques nestes lugares, supermercados, postos de combustibles, farmacias sao os principais alvos dos saques que aocntecem.


É terrivel ver que em Comcepción, edificios de 15 andares caíram com todas as pessoas dentro, algumas chegaram a sobreviver, Graças a Deus.


Pontes caíram, estradas por todos os lados con asfalto levantando, este é o estado am que se encontra a Regiao centro sul do Chile. Nós como Brasileiros estamos indo nesta semana para o centro da tragédia onde ocorreu o epicentro do terremoto.


Com uma mobilizaçao de apoio, direcionada a cidade de Tomé, pequena cidade proxima a Concepción, estaremso levando água, alimento e roupas para as familias afetadas do estado de Bio Bio, a destruiçao foi muito grande pelo terremoto e também pelo Tsunami nesta cidade.


A igreja que participamos, Ireja Batista Visión de Reino, possui uma congregaçao nesta cidade, estaremos levantando recursos nescesarios para proever o apoio a esta gente, que perdeu tudo o que o terremoto nao destruiu os varios tsunamis destruiram totalemnte.


Vamos levando um caminhao com suprimentos desde Valparaíso, pois na regiao nao existe possibilidade de comporar agua ou comida.


Estarei relatando na medida do possivel pelos meiso de comunicaçao que tenho as noticias desta ajuda humanitaria que vamos empreender aqui no CHILE.


Conto con seu apoio, divulgue este texto com nossas informaçoes pelos jornais, tlevisao, internet...


Solicito a todos amigos que tenho que possam levar ao conhecimento do maximo de pessoas possivel estas informaçoes, o Chile esta entrando em estado de caos, o atual governo tem medo de colocar os militares massivamente nas ruas, pelo medo de ditadura, mas por esse motivo se mergulha em um caos descontrolado, é tereivel o que escuto agora pelo radio que esta acontecendo onde vamos.


Sei que muitas pessoas que estao lendo este texto, tenham muito desejo de ajudar de alguma forma, somos um canal de sua juda ser efetivada diretamente para as pessoas que precisam, de maneira eficiente.


Estaremos postando video e fotos pelo blog http://www.atoseatitudes.blogspot.com/, também no twitter.com/maxdefranca , orkut, facebbok e MSN.


Nos ajude podemos fazer algo muito lindo para estas pessoas como Brasileiros.
informaçoes e contactos
Familia no brasil: Franca/SP 016-3725-7703
Nossos telefone en Chile: (05632) 2156.249 - 2156.250
celular: (05632) 8423-7494
para enviar doaçoes pode ser por conta no
Banco do Brasil aG 3092-9 conta 168-76-9 (Douglas Euzébio Alves)
ou Wester Unión diretamente
ao Maxwell Euzébio Ferreira - Passaporte CX 481087
Enviar sempre uma confirmaçao no meu e-mail ou telefone para
minha familia em Franca (16) 3725-7703

Relatos vividos aqui no CHILE - O incendio de dezembro


Estamos faz um ano aqui no CHILE trabalhando como misionários enviados para trabalhar em tempo integral por essa naçao.
Nada acontece nesta vida por casualidade, pensar nestas palavras por muitos anos foi facil, mas quando vivimos um estado de calamidade, sabemos que muito mais que palavras temos que ter atitudes que realmente represente o que realmente acreditamos.
Jamais vou poder esquecer dois momentos de tragédia que aconteceram com a gente de CHILE, FOI ESPECIAL POIS FOI UMA PROVA DE NOSSA DETERMINAÇAO EN ESTAR AQUI.
O primeiro destes fatos que quero citar aconteceu em Dezembro de 2009, destes momentos de tristeza foi um grande e terrivel incendio florestal que ocorreu aqui em Vañlparaíso no dia 26 de Dezembro de 2009, por todo dia se podia ver o fogo ardendo pela cidade, o céu estava negro de fumaça.
Depois de um dia de trabalho jovem da igreja estava correndo o risco de ser emergida no fogo, porque o oncendia na floresta estava se aproximando da cidade, durante esta semana houve muitos casos de incendio pelas redondeas da cidade, mas poucos estavam tao proximo da cidade como este.
Juntamos um grupo de pessoas da igreja, e saimos em direçao até a residencia deste jovem Moises Soto, a surpresa foi ver o incendio a distancia de 500 mts, aproximadamente umas 7:30hrs da noite o fogo nao poderia ser mais controlado, e começamos a tirar as cosas da casa para um local mais seguro onde o fogo nao alcançaria. Mas o fogo avançou descontroladamente sobre as casas onde estavamos, que era em um cume de um monte, lugar de difícil acesso, cheio de habitaçoes precarias, semelhante a uma favela.
Todas as pessoas começaram a correr desesperadas, polícia, bombeiros, e moradores do local principalmente crianças que estavam e mulheres descontroladas gritavam desesperadas por socorro, algumas nao queriam deixar nas suas casas. Homens, jovens carregando tudoq ue podiam nas costas descendo uma ladera enorme, que nao era asfaltada, a lama fazia as pessoas cairem no chao, porque uma das mangueiras dos bombeiros vazava agua, a sensaçao era de que estavamos em un filme de terror.
Durante estes momentos estavamos carregando as coisas de casa onde estavamos salvando. a casa era a quarta que seria atingida pelo fogo.
Sendo o cume do monte o fogo estava muito proximo de nós. Andavamos e sobre nós tinha uma chuva de chispas de fogo, eram as arvores de eucalipto (uma floresta que esta al redor da cidade) que estava queimando, e o vento muito forte trazia todas as xispas para onde estavamos, uma fumaça muito forte que era dispersada pelo forte vento que estava no local, dois helicopteros, varios caminhoesdo corpo de bombeiros, tentavam impedir o avançe do fogo jogando agua, mas esse forte vento nao permitia o total controle do fogo.
Recordo muito bem de uma certa mulher que nao queria sair de sua casa, e um grupo de policiais tiveram que arrastar essa mulher de sua casa, outro queria salvar sua geladeira, mas o muro da cas aimpedia de tirar o eletrodomenstico, por isso um grupo de pessoas se juntaram e derrubaram o muro da casa, e assim puderam tirar a geladeira, mascom a lama e o desespero, saindo correndo do morro, a porta da geladeira que era semi nova, abriu e quebrou, deixando para traz, o desespero era tanto que nao se importaram, as pessoas estavam em panico total.
Para descer todo percurso do morro, havia aproximadamente 5 quarteiroes de decida íngrime e fizemos varias vezes este percurso com as coisas da familia, Monica minha esposa, foi incrivel, apesar de ser mulher estava ajudando a carregar as coisas comigo e outras pessoas, mesmo em meio a tanto risco.
Nao pudemos salvar infelismente tudo, porque muitas coiasa ficaram no meio do caminho. Graças a Deus nao houve mortos neste incendio, mas aproximadamente 50 casas ficaram totalemnte destruidas pelo fogo.
Esse fato foi marcante, é terrivel o que o ser humano é capaz de fazer, pensar, agir influenciado pelo desespero. O que podia se ser claramente era o desespero das pessoas corrndod e um lado para outro tentando salvas as coias materiais que possuiam.
Na parte de baixo do morro, tinha umas 1000 pessoas que foram deslocadas, junto com bombeiros, policia, e carros carregando coisas, foi algo terrivel, nao pude tirar fotos de todo momento que aocnteceu, mas posso dizer que é impossivel esquecer de tudo aquilo.